quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O Primeiro Contato Entre os Indígenas e Portugueses

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.

As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

Um comentário:

  1. Péssima a narrativa folclórica do processo histórico mais importante do Brasil. Pior do que se ensina na rede básica de ensino do Brasil, parece o ensino de Portugal, do bom colonizador.
    Essa imagem, de onde vem? Essa representação do estereótipo de indígena norte-americano... (Como tudo aconteceu) não sabe nem de onde pertence cada povo indígena. Tirou isso daonde? Isso não é história real nem de longe. Conto pra boi dormir. Para de divulgar essas ideias fantasiosas e harmônicas de um processo violento de invasão europeia, massacre de diversas nações indígenas (repare bem que não se usa tribo, nem mesmo índio e nem mesmo oca, pq não são habitações indígenas. Os brancos aprenderam o tupi-guarani na perspectiva eurocêntrica deles), fora a miscigenação baseada no estupro... É daí que o brasileiro vem, do estupro. Tem algo de bonito nisso?
    Faz um favor pra todo mundo e pra você também, estude antes de escrever um blog e certifique que estudou o suficiente pra não precisar que indígenas venham dizer o quanto você generaliza os povo indígenas e ajuda a fomentar a colonização na atualidade.

    ResponderExcluir