No começo do ano de 1500, o rei D. Manuel organizou a maior e a mais bem aparelhada esquadra, com destino às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, um fidalgo português de 32 anos, sem grande experiência marítima.
A esquadra de Cabral partiu de Lisboa em 9 de março de 1500, com dez naus e 3 caravelas, uma tripulação de aproximadamente 1500 homens, entre eles, experientes navegadores, como Bartolomeu Dias (descobridor do cabo da Boa Esperança) e Gaspar de Lemos, geógrafos, cartógrafos, padres, soldados, intérpretes e comerciantes. Logo após a partida do Tejo, a frota perdeu uma nau de mantimentos, comandada por Vasco de Ataíde.
Após 43 dias de viagem, em 21 de abril, no final da tarde avistaram algas marinhas e aves aquáticas, sinal da existência de terra próxima.
No dia 22, os marinheiros avistaram um monte alto e arredondado, que recebeu o nome de Monte Pascoal, por estarem na semana da Páscoa, e a terra foi batizada com o nome de Ilha de Vera Cruz, pois inicialmente acreditavam tratar-se de uma ilha.Ancoraram os navios num abrigo seguro que foi chamado de Porto Seguro (hoje baía Cabrália, no atual estado da Bahia) e ali permaneceram por dez dias. Posteriormente, alteraram o nome para Terra de Santa Cruz e a partir de 1503, aproximadamente, deu-se a terra o nome de Brasil, devido à grande quantidade de uma árvore chamada pau-brasil, existente em nosso litoral.
e??? foi só isso?
ResponderExcluir